domingo, 12 de setembro de 2010

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé inicia hoje um programa de dinamização da Rede Municipal de Percursos Pedestres.

A intenção é proporcionar o contacto de todos os munícipes e também de quantos nos visitam com o que de mais genuíno e tradicional identifica o nosso concelho, promovendo a proximidade com a natureza e o contacto com a identidade e vivências das populações rurais.
A Rede Municipal de Percursos Pedestres é constituída (para já!) por 5 trilhos, sinalizados segundo as normas internacionais, que se estendem por um total de 40kms. Os percursos são na sua maioria circulares, com excepção do Trilho do Sabor que tem uma configuração linear, e as distâncias a percorrer variam entre os 5,8km e os 13km, com um reduzido grau de dificuldade. 
Alguns destes percursos atravessam zonas que integram a Serra de Bornes, a depressão do Vale da Vilariça ou área de Zona de Protecção Especial do Sabor e encontram-se classificados como de âmbito paisagístico-cultural. 
Com vista ao incremento do número de praticantes desta modalidade de Turismo Activo, elaborou-se o “Passaporte Pedestre”, que reúne um conjunto de regras de conduta e de condições de participação nesta actividade.
É notório o crescimento da procura de Alfândega da Fé como destino turístico, facto a que não é alheio o investimento municipal na promoção do concelho tanto em mercados de proximidade, através de acções directas, como em mercados mais distantes, mas sobretudo por um trabalho de materialização de ideias e de concretização de projectos viáveis e alicerçados no conhecimento de quem nos visita e do tipo de expectativas que se pretende superar.

Sem comentários:

Enviar um comentário