segunda-feira, 6 de julho de 2009

O distrito de Vila Real é o distrito com mais área ardida em 2009...

Entre Janeiro e 15 Junho, Vila Real registou 4.273 hectares de área florestal consumida pelas chamas, um número que coloca o distrito no primeiro lugar do ranking com maior área ardida.
Segundo o Relatório Provisório de Incêndios Florestais da Autoridade Florestal Nacional (ANF) relativo às fases Alfa e Bravo, no distrito vila-realense foram contabilizados 1.031 incêndios, os quais resultaram na destruição de 1.273 hectares de povoamentos florestal e três mil hectares de matos.
“Observando as estatísticas distritais, nos primeiros meses de 2009, verifica-se que o maior número de ocorrências se encontra no distrito do Porto, com 1.288 incêndios registados, número fortemente influenciado pelo elevada quantidade de fogachos (1.127), ocorrências que afectam áreas inferiores a um hectare”, explica o documento, sublinhando que “distritos como Vila Real, Viseu e Braga, apresentam também um total de ocorrências elevado, sendo que, Vila Real é o único que regista um número de incêndios florestais superior aos fogachos, cujo significado é, em área, superior”.
Vila Real está isolado à frente da tabela de distritos com maior área ardida tendo em conta que Bragança, o distrito que se lhe segue, soma 2.946 hectares, ou seja menos de 1000 hectares de área ardida.
Outro dado avançado pelo relatório é o facto de Vila Real aparecer nove vezes na listagem dos grandes incêndios, ou seja, fogos florestais “cuja área total afectada é igual ou superior a 100 hectares”. “Até 15 de Junho, registaram-se 20 ocorrências enquadráveis nessa categoria, que correspondem a 31 por cento da totalidade de hectares queimados a nível nacional”, explica a AFN.
O maior incêndio combatido no distrito transmontano aconteceu no dia 17 de Março, em Ferral, concelho de Montalegre, sendo apontado o vandalismo como causa para o fogo que consumiu 280 hectares de floresta e mato.
A nível nacional, 2009 conta já com 6.981 ocorrências (2.129 incêndios florestais e 4.852 fogachos) que afectaram uma área total de 17.262 hectares, entre povoamentos (4.612ha) e matos (12.650ha). Traçando a comparação com períodos homólogos de anos anteriores, nomeadamente com 2008, verifica-se que houve um crescimento de 292 por cento. Por outras palavras, a área ardida quase quadruplicou em relação ao ano passado.
A Fase Charlie, que este ano começa a 1 de Julho e termina a 15 Outubro, vai contar, no distrito, com o empenho de 1060 homens apoiados por 250 viaturas e três helicópteros, sendo de destacar a forte aposta na detecção dos incêndios, uma aposta que faz de Vila Real o distrito com mais postos de vigia do país, com um total de 26.

Sem comentários:

Enviar um comentário