segunda-feira, 6 de julho de 2009

Federer faz história no ténis...

Roger Federer venceu o norte-americano Andy Roddick na final de Wimbledon e conquistou a prova inglesa pela 6.ª vez na sua carreira. Após 4 horas e 16 minutos de jogo, o suíço garantiu o regresso à liderança do ranking mundial e tornou-se no tenista com mais torneios de Grand Slam conquistados (15).

Num embate em que o equilíbrio foi nota dominante - ao longo de todo o encontro apenas houve 3 break-points convertidos -, Roddick ganhou o primeiro set por 7-5, mas Federer respondeu nos parciais seguintes com dois triunfos no tie-break, por 8-6 e 7-5. No 4.º set foi a vez do norte-americano ganhar por 6-3 e o confronto apenas se decidiu na "negra", onde o suíço venceu por 16-14, após 1 hora e 35 minutos e graças ao único break-point que converteu em toda a tarde.

Federer, de 27 anos, aproveitou da melhor forma a ausência do espanhol Rafael Nadal - que havia interrompido em 2008 a série de vitórias do helvético na relva londrina - e reforçou o estatuto de melhor tenista de sempre que quase toda a gente lhe atribui. Com 15 triunfos em 20 finais do Grand Slam disputadas, o suíço ultrapassou definitivamente o norte-americano Pete Sampras - que assistiu ao encontro ao vivo -, que regista 14 vitórias nos 4 principais torneios.

O triunfo sobre Roddick permitiu ainda a Roger Federer - que fez um total de 50 ases diante do norte-americano - regressar ao topo da hierarquia mundial. Desta forma, pode procurar alcançar um dos poucos recordes que lhe faltam, que o total de semanas na liderança do ranking: o suíço, que conta com um registo de 237 semanas consecutivas como número 1 mundial, está atrás de Jimmy Connors (268), Ivan Lendl (270) e Pete Sampras (286).

Sem comentários:

Enviar um comentário